terça-feira, 5 de junho de 2012

Embirrâncias à parte

Por vezes, sem existir algum motivo válido (ou pelo menos do qual eu me orgulhe), embirro com alguém, às vezes sem sequer conhecer a pessoa. Seja por juízos prévios e sem fundamento, seja por algum comentário do qual não gostei, seja por uma pontinha de ciúme, seja porque já sei de antemão que a pessoa não presta mesmo, seja por intuição.
Sinto-me estúpida por embirrar com alguém assim (mesmo que sejam poucas as pessoas que me provocam este sentimento), mas acho que acontece a todos. O importante é ter a noção de que é um sentimento muitas vezes sem fundamento e tentar manter o animalzinho cá dentro, que insulta essa pessoa só por respirar, sob controle.
Mesmo tendo este animalzinho cá dentro, foram muitas as vezes que genuinamente tive momentos em que admirei essas pessoas por algum motivo. Coisas tão simples como um sentido de humor bem afinado (e refinado) ou atitudes altruístas que não se esperavam do que se conhece dessa pessoa. E por momentos abre-se ali uma janela que pode dar azo ao fim da embirrância, ou pelo menos sempre relaxa o ambiente.

Nos meses em que estive na vacaria acontecia-me isso com uma rapariga que lá estava. Éramos incompatíveis a nível de feitio, nem digo que ela fosse má pessoa, mas tinha-lhe um pó... e ela a mim, era um facto, mas eu tinha mais motivos que ela, e válidos (eheh). Mesmo assim, havia momentos em que calhava estarmos as duas no escritório e, passados aqueles momentos de silêncio (com os quais estávamos orgulhosamente bastante à vontade), ou uma ou outra comentava qualquer coisa com piada e dali saíam umas boas e genuínas gargalhadas. Ou então nas vezes em que até demonstrou ter algum carinho ou preocupação com um ou outro vitelo ou vaca, é bom ver que afinal não era de todo brutinha (mais psicologicamente que fisicamente). Dali não saiu nem vai sair uma bela amizade, há demasiada incompatibilidade. Mas pelo menos há um concordar em discordar. Não se pode gostar de toda a gente, mas pelo menos pode encontrar-se um ou mais motivos para não se gerar um sentimento muito negativo.

A minha última embirrância, confesso, é por alguém com quem nem troquei uma palavra. Não conheço mais do que aquilo que escreve, seja no blogue ou em comentários. Mas teve uma saída brilhante, tenho de reconhecer que foi brilhante e que gostei. Pode ser que isto me passe. Gostava que me passasse, não gosto de não gostar :)

6 comentários:

Rainha ST disse...

Isso também me acontece, embirro com certas pessoas sem nenhuma razão aparente.

Rainha ST disse...

Isso também me acontece, embirro com certas pessoas sem nenhuma razão aparente.

Vic disse...

Realmente não é muito bom, não Elsa. Mas acontece a todos.

(já viste se te dava para embirrares com uma das vacas? A propósito, que é feito do pinto? E do dragão? :) )

Unknown disse...

E quando foi uma das vacas a embirrar comigo??? Hospital de Vila Franca com a Elsa, o que vale é que foi mais o susto que as mazelas :)

O pinto voltou para os seus pares, meio coxinho, mas job well done. Mas cada vez mais vejo traços dinossáuricos naquelas avezinhas. É giro conhecê-los a fundo, distinguir "personalidades".

Salvador disse...

Caraças, acaso serei eu? Duvido, até porque saídas brilhantes não as tenho. Muito menos entradas...))

Unknown disse...

Não, Salvador, se fosses tu não comentava no teu, acredita :)